quarta-feira, 7 de abril de 2010

Quais os tipos mais comuns de arquivos de vídeo?

AVI

Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec. (Dentro de um AVI pode ter um arquivo codificado com DivX)

RMVB

É o formato de vídeo criado pelo Real Player, é muito usado em Rips de Séries de televisão. Ele possui a vantagem de ser menor que o Avi e não perder qualidade por isso. Porém, existem rmvb's em que a qualidade está muito ruim, isso depende de quem converteu, portanto, se ver um filme em rmvb com o tamanho muito pequeno, ele estará em uma qualidade não aconselhável.

MPEG

É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.

DivX / XviD

Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.

VCD

É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352×240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.

MOV

Formato exclusive da Apple para compactação de vídeo e em sua maioria os vídeos de ótima qualidade. Para executá-los o ideal é o programa QuickTime da Apple.

WMV ou ASF

É um nome genérico para um conjunto de formatos de vídeo desenvolvidos pela Microsoft, parte do Windows Media. Os arquivos WMV utilizam o formato Advanced Systems Format (ASF), também da Microsoft. O pequeno contratempo com esse formato é que poderá contér vírus, pois foi elaborado um script de proteção que quando modificado vira vírus.

VOB

Um arquivo VOB (Video Object) é um arquivo de vídeo presente na maioria dos DVD-Vídeo. Ele contém o próprio vídeo, áudio, legendas e menus (VobSubs), conteúdos em formato streaming. Arquivos VOB estão codificados num formato semelhante ao MPEG-2. Se a extensão do arquivo for alterada para .mpg ou .mpeg, o arquivo continua contendo toda a informação, contudo a maioria dos tocadores MPEG-2 não suportam as legendas embutidas no arquivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger templates

By Scraps Gospel ®